O NIT e a ISA seguiram sua caminhada com o “Diálogos de Inovação” nos dias 03 e 04 de maio de 2018 e dessa vez o Campus que os recebeu de braços abertos foi Serra Talhada. O evento iniciou às 8h com a palestra intitulada “Inovação: Construção ou Desconstrução?” ministrada por Priscila Silva, coordenadora do NIT do IF Sertão – PE. Na palestra Priscila abordou sobre os conceitos de inovação e quebrou alguns paradigmas acerca do tema em questão.
Em seguida, ocorreu mais um momento de grande alegria para a nossa Instituição: a inauguração da Célula NIT no Campus Serra Talhada. A solenidade contou com a presença da reitora Leopoldina Veras , a pro-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Luciana Cavalcanti, o diretor do Campus Serra Talhada, Kleyton Michell Nunes, a coordenadora de pesquisa, Andrezza Monteiro, o professor Thiago Tenório, a coordenadora de inovação, Priscila Silva, demais servidores e discentes. É importante frisar a relevância da disseminação de células NIT’s na Instituição, haja vista que para gerir a política de inovação do IF Sertão – PE precisamos estar mais próximos da Comunidade com o intuito de estimular o maior desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e as transferências de tecnologias resultantes destas.
Ainda pela manhã houve a oficina de Busca de Anterioridade, ministrada pela Colaboradora do NIT, Alessandra Sá, na qual aborda a forma de verificar se o que se pretende solicitar junto ao INPI já não foi protegido anteriormente por terceiros.
No período da tarde ocorreu a palestra “Inovação, Empreendedorismo e Incubadoras de Empresas”, ministrada pelo coordenador da Incubadora do Semiárido, Clécio Souza. Foi exposta a atuação da ISA no IF Sertão – PE e como a inovação e o empreendedorismo estão conectados, sob as perspectivas de impacto social e mercadológica.
O evento encerrou-se no dia seguinte com o minicurso de Propriedade Intelectual, ministrado por Alessandra Sá. O tema aborda as formas de assegurar a proteção de uma inovação e os direitos relativos à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.