NIT

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Smaller Default Larger

A ISA conferiu de perto um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo: startup weekend em Petrolina

     Nos dias 3, 4 e 5 de junho foi realizado na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, mais uma edição do Startup Weekend. O evento oferece a oportunidade para conectar empreendedores, investidores, desenvolvedores, profissionais de marketing, designers e entusiastas para compartilhar suas ideias e formar times que criam startups. Essa versão já aconteceu em mais de 600 cidades do mundo distribuídos em 150 países.

     O evento, com duração de 54 horas, começou com a apresentação de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes. As mais populares viraram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia mais os demais participantes que não tiveram votos suficientes, mas que tenham se identificado com a proposta. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma. No total tiveram 11 ideias mais votadas, porém apenas oito delas conseguiram chegar até a etapa final.

 

 

    Durante todo o percurso os participantes contaram com o apoio dos mentores e se mantiveram em processo de fundamentação das ideias propostas, entre composição da identidade visual, elaboração de plano de negócio e validação nas ruas da cidade. Os oito grupos restantes que chegaram a terceira e última etapa onde se com suas ideias para uma banca composta de três jurados, ao qual votaram e decidiram as três melhores ideias empreendedoras, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo.

     As ideias vencedoras estão diretamente ligadas as tecnologias ao qual têm buscado agilizar processos e otimização de tempo. O primeiro colocado do evento foi o grupo Easy stalker, aplicativo "espião" que visa reunir com um único clique todas as informações de acesso, curtidas e comentários de todas as redes sociais, da pessoa que você deseja saber, durante o dia, e disponibilizando para você. Segundo os idealizadores, existe um público específico para o aplicativo e em seus processo de validação nas ruas observaram que existe um mercado pra esse tipo de aplicativo e que o serviço ofertado pelo negócio é muito válido para relacionamentos, pois não existirá mais barreiras no namoro.

     A ideia premiada como segundo colocada foi a Book4me, aplicativo que visa agilidade. Uma das maiores queixas do público que frequenta bares e restaurantes é a demora na entrega do prato, isso quando há vagas no estabelecimento. Para resolver esse impasse desenvolvemos uma solução onde o cliente pode reservar sua mesa ou adiantar seu pedido antes mesmo de sair de casa por meio de nosso aplicativo. O usuário utilizará nosso serviço de forma gratuita, a cobrança será feita nos estabelecimentos parceiros de acordo com o número de pedidos e a venda de publicidade segmentada.

 

 

 

     A terceira premiação do evento ficou para o grupo Take Away que permanece no mesmo segmento de agilizar processos, facilitando a compra e Padarias da Região. Com o aplicativo o usuário não precisa entrar no estabelecimento para efetuar sua compra, ele pode solicitar de sua casa, ou no estacionamento da Padaria sem precisar se quer descer do carro. A ideia surgiu após observarem que as padarias não ofertam em sua grande maioria estacionamento para os clientes e que a correria do dia- a – dia não permite com que percamos tempo em filas de espera para compra de pães.

     O evento foi acompanhado pelo representante da ISA Bruno Teles, Agente tecnológico de inovação, ao qual não se conteve e participou do três dias de evento como competidor relatando o Startup Weekend como “uma experiência maravilhosa de incentivo a criatividade, desenvolvimento da maturidade empreendedora e formação crítica sobre desenvolvimento de produtos e serviços nos participantes, gerando um grande ganho de conhecimentos em diferentes áreas”

Agente de Inovação Bruno Teles em seu Pré-Pitch

 

Parceria


 

Links externos