NIT

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Smaller Default Larger

Softwares criados por estudantes e servidores do IF Sertão-PE recebem concessão de registro

Dois programas de computador que já são utilizados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) foram contemplados com a concessão de registros pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): o Sistema de Controle de Estágios (SCE), criado pela coordenadora do curso de Licenciatura em Computação do campus Petrolina, Jussara Moreira, e pelos estudantes Elias Tiago Reis, Rodrigo Medrado e Tarcísio Almeida; e o Sistema de Apoio à Gestão Educacional (Sage), criado pelo atual pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia.

A concessão de registros foi divulgada no último dia 5 de setembro na publicação oficial do INPI, a edição n° 2435 da Revista da Propriedade Intelectual (RPI), que publica todos os atos, despachos e decisões relativos ao sistema de propriedade industrial no Brasil. Além do mérito e da criatividade dos desenvolvedores, a conquista do IF Sertão-PEcontou com o empenho do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem como uma de suas competências apoiar e assessorar os pesquisadores quanto à proteção intelectual do conhecimento gerado na instituição.

De acordo com a coordenadora do NIT, Priscila Silva, a concessão de registros pelo INPI aos dois softwares desenvolvidos por estudantes e servidores do IF Sertão-PE“fortalece as políticas locais de ensino, pesquisa e extensão, além de reiterar o empenho do Instituto para que as pesquisas aqui produzidas sejam soluções aos problemas da sociedade”. Sempre que uma inovação desenvolvida no Instituto se torna passível de registro, o NIT é acionado para fazer a proteção da propriedade intelectual. “Parabenizamos os criadores pela iniciativa de contribuir para a melhoria das ações da instituição e convidamos a comunidade para mais iniciativas desse tipo”, afirmou Priscila.

Criado em 2006, o Sage é uma ferramenta que permite aos estudantes do IF Sertão-PE o acesso às informações acadêmicas de maneira detalhada. Já o SCE, desenvolvido há dois anos, permite aos administradores do setor de estágio e aos estudantes estagiários gerenciarem todas as etapas de concessão dos estágios oferecidos no Instituto. Com a concessão de registros, ambos ficarão sob regime de guarda até 11 de agosto de 2027.

Confira a edição n° 2435 da Revista da Propriedade Intelectual (RPI) aqui.

Links externos