NIT

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Smaller Default Larger

A Professora Luciana Cavalcanti, do IF Sertão-PE, e equipe de pesquisa vencem Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

      Uma pesquisa que está sendo desenvolvida por um grupo do Instituto de Pesquisa Energética e Nuclear (IPEN), do qual faz parte a professora do IF Sertão-PE e ex-coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Luciana Cavalcanti de Azevedo, com a coordenação das pesquisadoras Denise Fungaro (IPEN) e Suzimara Rovani (IPEN), foi a vencedora na categoria Pesquisa do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016.

      Intitulada “Produção de sílica e nanosílica a partir de cinzas de biomassa de cana de Açúcar: Grande Potencial de Comercialização”, a pesquisa propõe o aproveitamento de resíduo industrial da indústria de açúcar e álcool para produção de sílica e nanosílica, com possibilidade para diversas aplicações industriais. 

 

As três pesquisadoras vencedoras na categoria Pesquisa do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016

 

      Desenvolvido em parceria com o IF Sertão-PE e a empresa brasileira de energia e infraestrutura Cosan, o estudo terá impacto nas grandes usinas de processamento de açúcar e álcool. A pesquisa concorreu com mais 57 projetos, todos direcionados à indústria de processos químicos. 

      “Atualmente ainda não há um destino certo para o resíduo industrial da indústria de açúcar e álcool. Com o uso das cinzas em produtos mais nobres para a indústria química serão retiradas toneladas deste material tóxico da natureza”, explica a professora Luciana. O projeto é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a previsão é que, no próximo ano, tenha a participação de estudantes bolsistas e voluntários do IF Sertão-PE.

 

O evento reuniu cerca de 600 participantes, entre executivos da indústria química, autoridades do Governo, parlamentares, pesquisadores e acadêmicos

 

Promovida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a cerimônia de premiação ocorreu no encerramento do Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), realizado no dia 2 de dezembro, no WTC Events Center, em São Paulo. 

 

 

Parceria


 

Links externos