NIT

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Smaller Default Larger

Incubadora do Semiárido é selecionada para participação em programa nacional voltado para iniciativas de impacto social

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Incubadora do Semiárido (ISA) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) marcou presença no Workshop do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, evento realizado em Brasília que reuniu representantes de aceladoras e incubadoras de diversos estados do Brasil. A ISA foi umas das vinte organizações selecionadas para participação na etapa presencial do programa (capacitação), sendo representada, na ocasião, pelo servidor Clécio Souza e pela bolsista Alessandra Sá.

Resultado de uma perceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto é voltado para aceleradoras e incubadoras em todo o país que desejam iniciar ou ampliar sua atuação em negócios de impacto social, ou seja, modelos de negócios rentáveis que oferecem soluções inovadoras para problemas sociais.

O servidor Clécio Souza e a bolsista Alessandra Sá representaram a ISA durante o Workshop

Para o representante da ISA presente no encontro, Clécio Souza, iniciativas como essa demonstram a importância de “novas abordagens de empreendimentos que possam impactar diretamente a sociedade e de forma sustentável”, afirma o servidor. “Durante o evento, foi possível perceber que esta atuação é cabível nas mais diversas áreas, como educação, saúde, moradia, meio ambiente etc. Além de todo o embasamento teórico, foram apresentados pelos idealizadores do evento exemplos de negócios de impacto que já acontecem no Brasil e que vêm dando certo, impactando significativamente a vida das pessoas beneficiadas”, explica.

Ainda de acordo com o servidor, o Workshop presencial foi a primeira etapa de uma série de atividades (presenciais e a distância) que culminará com a entrega de um plano de ação, que será elaborado por cada uma das vinte aceleradoras e incubadoras participantes do programa. Em seguida, a equipe do ICE selecionará os dez projetos finalistas, que serão apresentados no 2º Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em São Paulo, em junho de 2016. Durante o Fórum, os cinco melhores planos de ação serão premiados.

Para mais informações sobre as etapas do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, acesse aqui.

Links externos